DIARY| Depressão vs. Tristeza

19:01


Olá olá malta!
Já não posto há algum tempo é verdade, mas também já estou farta de pedir desculpas e de me explicar, quem me segue deve com toda a certeza compreender a minha ausência.
Hoje volto com um tema muito complicado para mim. Mas o qual tenho sentido necessidade de desabafar. Não quero pena, nem nada que se pareça. Quero sim que este seja um tema que deixe de ser tão tabu.
É um tema controverso e nem todos conseguem entendê-lo. Uma vez que já partilhei a minha experiência aqui no blog, com a saga "FIND HAPPINESS AGAIN", espero que pelo menos vocês tentem respeitar e perceber.
Vou tentar explicar-vos da minha perspetiva, a diferença entre estar diagnosticado com uma depressão e estar triste.



Posso-vos dizer que já passei pelos dois e que são estados muito diferentes.
Consegui e apercebi-me desta diferença monumental a partir do momento em que os meus familiares descobriram e como é óbvio fazem de tudo para ajudar. Contudo e infelizmente, eles próprios não se apercebem destas diferenças que vos falarei. Daí esta distinção me estar a afetar tanto e daí ter tanta necessidade de falar e explicar.

Quando estamos tristes as pessoas, se souberem tentam animar-nos e mimar-nos. É aqui que tudo começa. Nessa situação, normalmente funciona e ficamos melhores, numa depressão tentarem animar-nos não funciona de todo, por vezes até piora.

Tentarem tirar-nos de casa e levar-nos para locais de diversão: quando estamos tristes, anima-nos. Numa depressãoqueremos respeito pelo nosso espaço e silêncio. 

Pessoas animadas e fervorosas, na tristeza são as melhores para termos do nosso lado. Na depressão, só os barulhos da mais mínima palavra nos incomoda, quanto mais pessoas alegres e a mostrar-nos o que não conseguimos ter.

Momentos de tristeza, na nossa cabeça, sabemos que vai passar com o tempo, a depressão leva meses, por vezes anos e leva-nos a um estado de loucura que parece infinito.

Tristeza é, na maior parte das vezes, apenas psicológica, enquanto que depressão, se torna, inevitávelmente em dores reais, como dores, apertos e picadas no peito (coração), cansaço extremo, tremores, suores, dores de cabeça, dores musculares e abdominais e claro está com "dores" e sintomas psicológicos, como apatia, angústia, sensação de vazio, perturbações no sono, falta de autoestima e irritabilidade, ataques de pânico e de fúria entre muitos outros, infelizmente.

Tristeza advém de problemas situacionais, depressão advém de uma junção deles e no pior dos casos, de traumas (alguns deles, irreversíveis).

O melhor termo a ser usado para uma pessoa que tem depressão é gatilho. Nós somos gatilhos, prontos a ser acionados com a coisa mais mínima que puderem imaginar. 

Portanto, um conselho para quem se dá com pessoas com depressão: 
nunca digam "Tudo se vai resolver" "tu és capaz" "isso já passa" (...), nunca a obriguem a fazer nada que não queira (incentivar é uma coisa, obrigar é outra), respeitem o silêncio e a apatia da pessoa, respeitem o espaço e o seu isolamento. 
A melhor forma de ajudar estas pessoas é entenderem o estado delas e perceberem que não vai mudar com uns risinhos e umas piadas. É preciso muita paciência, muito respeito, muitos "eu estou aqui" e poucos "tens de ser forte". É necessário que a façam sentir-se compreendida, e que esta não se tenha que sentir obrigada a fingir bem, deêm-lhe um "break", espaço para chorar, para estar mal, em vez de a obrigarem a estar bem.

Deixo-vos um vídeo muito interessante que achei no youtube, vejam, que vale a pena:




São da mesma opinião?
 Foi um post útil?


💛💛💛

Muito obrigada por se darem ao trabalho de ler. 

  Sigam-me no blog, ali ao lado →

    E nas redes sociais:



You Might Also Like

12 comentários

  1. Adorei o post love, já tinha visto o vídeo e acho que representa muito bem a realidade!
    És um orgulho!

    Beijinhos
    THAT GIRL | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela sugestão de video, adorei.
    Beijinhos :)
    https://dailyvlife.blogspot.pt/2017/10/50-outfit-cruzado.html

    ResponderEliminar
  3. Este vídeo está brutal! Depressão e tristeza, são dois estados que facilmente se podem confundir.

    ResponderEliminar
  4. concordo muito com este post
    posso dizer que na minha curta vida já tive dois episodios de depressão, em que ambos duraram mais do que um ano e é mesmo difícil nessas alturas mas sempre consegui sair dessas situações e voltar a ser feliz, o que temos de fazer é nunca desistir de nós próprios
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é sempre bom saber que há histórias de superação!
      Espero que rapidamente possa vir a contar aqui a minha!
      Muito obrigada!
      Beijinhos <3

      Eliminar
  5. Minha querida,
    Dias tristes e alegres todos tempos, podemos até ter vários seguidos.
    A depressão é uma doença física, o nosso organismo deixa de produzir Serotonina e na maior parte das vezes precisamos de a repor através de químicos!
    A boa noticia é que passa, tudo passa temos de ter esperança e confiança em nós!
    Um beijinho e muita força :)
    http://womanyzing.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. humm tão bom receber comentários como estes!
      Concordo plenamente, muito muito obrigada <3
      Beijinhos <3

      Eliminar
  6. A minha mãe, infelizmente, já teve um princípio de depressão que, graças a Deus, não foi muito grave, mas eu acho que este é um post de serviço público porque há imensas pessoas a passar por depressões e as pessoas à volta não sabem como as ajudar.

    Um beijinho grande e muita força!

    (Respondi a uma TAG para a qual me nomeaste há algum tempo: http://inesmartinsxx.blogspot.pt/2017/10/dia-31-irmandade-de-bloggers-tag.html)

    ResponderEliminar

Estejam à vontade para falar comigo, obrigada!!

MUITO OBRIGADA!!